sábado, 19 de setembro de 2009

Como um funcionário vê a escola

ENTREVISTA

Nome: Claudia Mara Oliveira Cardoso

Função: Pedagoga

Quanto tempo você trabalha nesta escola (FUNEC-Tropical)?

Eu trabalho aqui há dois anos.

O que você acha da nossa escola?

Eu acho que a nossa escola faz um trabalho sério, diferenciado, tentando corresponder às expectativas da comunidade escolar.

O que precisa mudar em nossa escola?

Nós precisamos acreditar mais no trabalho que fazemos, enquanto equipe mesmo. Nossas concepções de educação nem sempre se encontram. Às vezes nos desentendemos a respeito da maneira como concebemos as coisas.

O que pensa sobre o interesse dos alunos?

Acho que os alunos precisam ter mais interesse pelos estudos e mais cuidado com a escola. Fico preocupada com a falta de motivação dos jovens em nossas escolas. O que fazer para que acreditem mais na importância dos estudos? Como podemos construir uma escola mais interessante para nossos alunos? Que atividades despertam mais atenção?

Você acha que o interesse dos alunos iria mudar o que precisa mudar na escola? Por quê?

Sim. Penso que, quando o aluno se interessa pelo conteúdo e pela atividade que esta sendo desenvolvida na sala ou na escola, tudo ganha um novo sentido. Aliás, tudo só pode ter algum sentido se sabemos o porquê e ande queremos chegar. O interesse pode mudar muita coisa dentro de nossas escolas, ou pelo menos contribuir de forma significativa para uma mudança de verdade para estas instituições. Precisamos de caminhar em direção aos nossos alunos, e aprender a vê-los em suas necessidades e buscas, mas dependendo também do desejo e interesse de todos que freqüentam nossas salas de aula. Sem vontade, sem desejo nada faz sentido.


Entrevista feita pela aluna:

Amanda Luiz Lopes

Turma: 3° C

Nenhum comentário:

Postar um comentário